Diferente do que muita gente pensa, um CRM (Customer Relationship Management – ou Gestão do Relacionamento com Clientes) não é apenas um software, mas um conjunto de estratégias cujo objetivo é melhorar o relacionamento entre a empresa e seus clientes. Neste artigo vamos discutir um pouco a importância do uso dessa ferramenta, tipos de CRM, bem como alguns exemplos. Continue a leitura.
O que é CRM?
Como dito anteriormente, a sigla CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes. Este tipo de ferramenta une estratégias e tecnologias focadas em trabalhar o relacionamento com o consumidor, ajudando a aprimorar a experiência deste com a marca.
Dentro do CRM é possível centralizar todas as informações sobre os seus clientes, descrição de cada uma das interações, como contatos feitos com a empresa e visitas aos sites. Isso facilita o processo de vendas e otimiza todas as suas etapas.
Tipos de CRM
Um CRM tem diversas e amplas funcionalidades, podendo se adaptar a diferentes setores e necessidades como marketing, vendas e suporte. Mas como você já sabe, negócios diferentes têm estratégias diferentes e dessa forma podemos classificar a ferramenta em 4 tipos.
- CRM Operacional: é aquele que atende o dia a dia da operação, permitindo ao vendedor acessar as informações mais relevantes sobre o cliente antes de abordá-lo.
- CRM Analítico: refere-se ao uso dos bancos de dados do CRM. Assim, ele conta com filtros e painéis de controle que ajudam a gerar diversos tipos de relatórios gerenciais.
- CRM Colaborativo: a função aqui é fazer com que vendas, marketing e suporte colaborem entre si.
- CRM Estratégico: este contempla todas as funções dos demais, fazendo com que a empresa tenha acesso a um conjunto maior de recursos.
A importância de ter um CRM
Sabemos como o perfil do consumidor mudou nas últimas décadas e com os avanços tecnológicos e de informação eles ficaram cada vez mais exigentes. Por isso, o ponto mais importante sobre possuir esse tipo de sistema é a possibilidade de conhecer ainda mais o seu cliente e, em cima disso, trabalhar para criar um relacionamento próximo com ele e atender às suas necessidades.
Além disso, há diversas vantagens como:
- organização e controle do processo comercial;
- centralização de dados;
- um processo de vendas, melhor e mais rápido;
- os vendedores conseguirão encontrar as melhores oportunidades de negócio na hora certa;
- facilita a fidelização do cliente.
Além disso, um sistema de CRM ajuda a gerenciar a força de vendas e traz todos os KPIs que você precisa para estar sempre a par de tudo o que acontece, facilitando a encontrar falhas e fazer ajustes em processos.
Exemplos de CRM
RD Station CRM
Lançado pela RD Station, esta plataforma visa ser uma ferramenta acessível e de fácil utilização, indicado para empresas que estão iniciando o processo de implementação de um CRM. Algumas de suas funções incluem:
- dashboard de oportunidades onde é possível customizar as etapas comerciais conforme as necessidades e complexidade de cada empresa;
- filtros personalizados;
- criação de tarefas e automação de vendas;
- relatórios;
- integração com o RD Station marketing.
CRM do ActiveCampaign
O ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing, de e-mail marketing e que ainda oferece ferramentas CRM.
Com o CRM de Vendas da ActiveCampaign é possível gerenciar todos os leads e clientes em todas as etapas do funil de vendas além de automatizar, padronizar e atribuir os fluxos de vendas.
Também são geradas análises aprofundadas sobre:
- performance de vendas de cada colaborador, de forma individual;
- performance do funil de vendas;
- quais são os motivos de perdas de negócios;
- dados e notas de usuários que permitem sua segmentação por diversos parâmetros;
- estágio das negociações;
- onde estão as melhores oportunidades de fechamento de venda.
AmoCRM
O amoCRM é mais um software disponível no mercado que visa centralizar, gerir os atendimentos e alavancar vendas. Para isso, se utilizam de diversas ferramentas, dentre elas, a criação de bot dedicado a mensagens.
Nele o recurso de atendimento não fica limitado apenas em um canal, seu grande diferencial é a possibilidade de captar leads em múltiplos canais: redes sociais, como o Instagram, Facebook e WhatsApp.
Moskit CRM
Com o Moskit CRM é possível acompanhar as metas e os funis de vendas, além de auxiliar no relacionamento entre empresa e cliente. A plataforma também possibilita a integração com diversos softwares, assim como comunicar-se com o contato por e-mail, enviar mensagens via WhatsApp e fazer ligações diretamente pelo sistema.
Zendesk CRM
O Zendesk Sell é um CRM de vendas que possui funcionalidades que passam por todo funil de vendas, ajudando a melhorar os processos, a produtividade e a visibilidade do pipeline, incluindo prospecção, engajamento, geração de leads e recursos de comunicação.
Como escolher o melhor CRM para a empresa?
Após entender o que é um CRM e como ele pode ajudar um negócio a crescer, quais critérios usar na hora da escolha da ferramenta? Existe um momento certo para a contratação desse serviço?
A verdade é que qualquer empresa que deseja otimizar seu processo de venda, melhorar os resultados de marketing e atendimento precisa de um CRM.
Mas, primeiramente, é importante avaliar como estão os processos atualmente, como está a experiência do cliente com a empresa, os motivos que levam as pessoas não fecharem negócio, a comunicação entre as equipes, entre outros aspectos da organização.
E isso vale desde pequenas até grandes empresas. Dessa forma é mais fácil identificar quais as necessidades que um CRM pode ajudar a melhorar, elencando algumas características que contemplam negócios de diferentes tamanhos.
Pequenas empresas
- Precisam de soluções de rápida implementação;
- Excelente custo-benefício;
- Baixo investimento inicial;
- Funcionalidades mais simples ou básicas.
Médias empresas
- Bastante customização;
- Aproveitamento do máximo de funcionalidades possíveis;
- Com o tempo, podem investir em upgrades e inovações.
Grandes empresas
- Soluções completas e robustas;
- Possibilidade de grande investimento;
- Grandes recursos para automação de processos e tecnologia da informação.
O CRM serve para organizações de todos os tamanhos e certamente proporcionará uma melhor experiência para os clientes além de resultados cada vez mais satisfatórios para o negócio.