Nos últimos anos as lives ganharam bastante destaque, especialmente como estratégia de comunicação com o objetivo de aproximar o público em tempos que eventos presenciais não eram possíveis. Porém, ela foi evoluindo e ganhando novos objetivos, formatos até chegarmos ao live commerce.
Essa estratégia de vendas que já ganhou a simpatia de parte dos brasileiros. Quer saber como ela funciona e como pode beneficiar o seu negócio?
Continue a leitura!
O que é live commerce?
Esta é uma modalidade de venda que une o live streaming com o comércio eletrônico. Não é necessariamente uma ideia nova já que o formato já é bastante popular na China e bebe bastante da fonte de canais de venda como o Shoptime.
Então, qual é o diferencial? A interação! A transmissão ao vivo permite que vendedor e consumidor estejam mais próximos. O envio de mensagens com dúvidas sobre o produto, o uso de hashtags e o compartilhamento nas redes sociais tudo isso ajuda a aumentar tanto o engajamento quanto a conversão.
Como fazer um live commerce?
A princípio a estratégia pode parecer simples, ao estilo “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, como diria o falecido diretor de cinema Glauber Rocha. Mas, se você realmente tiver sucesso vai precisar de um pouco mais que isso.
Um dos trunfos da venda ao vivo é aliá-la ao marketing de influência, ou seja, faz diferença você ter alguém conhecido e relevante para o seu público, pois isso transmite a ele mais segurança e credibilidade na hora da compra. Outro ponto importante é que este não deve ser um momento apenas de vendas, mas também de entretenimento para o público.
Pense também que você precisará de uma boa estrutura de câmeras, cenário, operadores, iluminação e toda essa parte da transmissão em si, como também do seu site que precisará suportar um fluxo de pessoas acessando e comprando em simultâneo.
Então, aqui vai uma dica valiosa: Planeje! O sucesso desse tipo de estratégia só é possível com um bom planejamento seguido de uma ótima execução.
Vantagens
Alguns benefícios para o seu negócio, já foram discutidos ao longo do texto. Aqui estão outros:
- Aumenta a captação de leads;
- Reconhecimento da marca;
- Vendas instantâneas.
O live commerce é uma tendência que veio para ficar, exemplos não faltam: Magalu, Americanas e Mercado Livre são somente algumas grandes empresas que já estão lucrando através dessa estratégia.
O que você gosta desse formato de vendas? Ele cabe para sua empresa?
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