A Black Friday acabou, mas o comércio continua aquecido pelos próximos dias. Afinal, com a chegada das festas de fim de ano, a esperança é colocar a economia para circular e recuperar – ao menos em parte – os prejuízos causados pela pandemia e pelos lockdowns. Então, nesse período, é mais fundamental do que nunca manter uma boa estratégia de marketing natalino a fim de se destacar entre seus concorrentes e aumentar suas vendas. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas simples, porém eficientes, que vão ajudar sua marca crescer e aparecer.
1 – Abuse do tema natalino nas suas comunicações
É hora de pintar de verde, vermelho e branco o seu site, suas redes sociais e todas as suas comunicações. Pode parecer bobagem, mas o uso do tema natalino já cria nas pessoas um sentimento de bem-estar, o que acaba estimulando nelas o senso de querer satisfazer a si e ao outro. Com isso, ela lembra das pessoas que gosta, dos presentes que tem que comprar e acaba consumindo mais. É um gatilho mental simples, porém eficiente.
2 – Ofereça descontos e vantagens
Essa é a hora de revisar o estoque que sobrou da Black Friday, analisar quais itens tiveram maior e menor saída e fazer um balanço de todas essas informações. De posse desses dados, você pode elaborar mais descontos e promoções nos itens que sobraram no estoque, por exemplo. Ou dar vantagens como frete grátis ou “pague 1 leve 2” naqueles que foram sucesso de vendas. O importante é oferecer vantagens reais para seu consumidor.
3 – Não abra mão do e-mail marketing
Nós sempre falamos aqui sobre a importância do e-mail marketing. E no marketing natalino não seria diferente. Esse ainda é um dos melhores canais de comunicação com seu consumidor. Crie materiais atrativos, nas cores do Natal, e envie periodicamente a sua base de dados quais são as suas ofertas, seleção de produtos, vantagens e afins. Inclusive, essa é a ferramenta ideal para ações de remarketing, upselling e marketing personalizado.
4 – Crie páginas temáticas e dicas de presentes
O Natal, ao contrário das demais datas comemorativas, é bem mais amplo. Todo mundo é um potencial consumidor uma vez que todo mundo quer dar/ganhar presentes. Então crie páginas temáticas do tipo “Presente para família”, “Perfeito para Amigo Oculto”, “Para as crianças”, e afins. Aproveite e anuncie nas redes sociais esse tipo de conteúdo. E uma boa forma de conseguir tráfego orgânico para suas páginas temáticas é criar postagens de blogs com dicas de presentes que direcionam justamente para elas. O Marketing de Conteúdo, nessa hora, é uma importante ferramenta de rankeamento, assim você não fica dependente do tráfego pago. Mas nem por isso abra mão da mídia paga, ok?
5 – Divulgue em todos os canais
Quais os canais de comunicação digital da sua empresa? Email? Redes Sociais? Instagram? Blog? Sejam quais forem, o fato é que você DEVE utilizar todos! É a chamada comunicação crossmedia. Mas não basta copiar o texto do blog e enviar por e-mail. Crie uma estratégia que envolva todos os canais de comunicação de forma que eles se complementam. Anuncie suas ofertas por e-mail marketing, conte nas redes sociais que seus seguidores podem encontrar no seu blog as melhores dicas de presente, envolva seus consumidores no universo da sua marca!
Essas são algumas das estratégias de marketing natalino que certamente vão ajudar sua marca a se destacar mais no mercado – principalmente na internet. Mas não abra mão de uma equipe de atendimento preparada. E que tal utilizar o Whatsapp como ferramenta para vender? Aproveite esse período para conquistar clientes – novos e antigos. E depois, não deixe de alimentar o relacionamento com eles a fim de fazê-los voltar a comprar na sua loja, ok?