Certamente se você está por dentro do mundo do Marketing Digital, já deve ter ouvido falar sobre landing page e site nas estratégias de negócios. Mas você saberia dizer qual a diferença de um para o outro? E qual a melhor opção para a sua empresa e produto?
Bom, a Landing Page é uma página virtual criada com o objetivo direto de conversão, vendas ou captação de informações de um público específico. Seu papel vai além do informativo, pois direciona para a execução de uma ação esperada, através de link, formulário ou Call To Action (CTA). Em geral, são páginas simples e de conteúdo direto.
De acordo com as estratégias adotadas, algumas páginas apresentam benefícios para estimularem a ação do usuário, seja o download de um e-book, planilha, checklist, ou, ainda, serviço premium, consultoria grátis e exibição de um demonstrativo. A vantagem apresentada muda de acordo com as estratégias para alcançar consumidores em diferentes etapas do funil de vendas.
Já o Site, é um conjunto de páginas online que contém informações mais robustas sobre o negócio, dispostas em formas de menus. É um meio virtual de comunicação para divulgar produtos e serviços através de textos, imagens, áudios e vídeos. Em geral, as seções do site se dividem em: institucional, produtos, serviços, notícias e contato. Ou seja, os objetivos são mais difusos e vão desde a apresentação do negócio aos visitantes, fortalecimento da marca, estabelecimento de contato e autoridade no segmento que atua.
De antemão, já percebemos que as funções das duas estratégias são diferentes e, por isso, não tem como haver substituição. A escolha vai depender do objetivo que pretende ser alcançado. Por exemplo: numa estratégia de Marketing Digital, a landing page se encaixa perfeitamente em campanhas de performance que buscam uma resposta direita, ou seja, de Retorno sobre Investimento Imediato (ROI).
Se o propósito atual do seu negócio é a captura de possíveis consumidores, a landing page é uma estratégia bastante adequada. Ela age na etapa de conversão do Inbound Marketing e têm capacidade de gerar um volume de leads estratégicos para aumentar as taxas de conversão e diminuir os custos de aquisição por cliente. Após criada, ela precisa ser promovida através de canais de tráfego, como redes sociais, site/blog institucional (se houver), e-mail marketing e mídias pagas. Então, também se coloca como uma opção interessante unir as duas estratégias, landing page e site. Nesse caso, o site atuará no branding da marca e a landing page na conversão.
A utilização adequada das estratégias com foco na experiência do usuário, análise dos dados, design, acessibilidade, pode trazer resultados significativos para alavancar qualquer negócio. Se você precisa de orientações sobre a utilização ou melhorias de planejamento para site e landing pages, entre em contato com a 2DT.
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