Reengajamento de Leads

Reengajamento de Leads: como reconquistar clientes “perdidos”

Uma boa base de leads é uma ferramenta valiosa para alavancar resultados. Porém, com o passar do tempo e das diversas ações executadas, é bastante comum que as taxas de engajamento diminuam, o que por si só já é um problema, pois afeta a quantidade de oportunidades de vendas.

Mas, e se eu te contasse que existem formas de fazer um reengajamento de leads? E que isso pode ser uma ótima estratégia para atingir seus resultados? Continue a leitura e saiba mais.

O que é um Leads desengajado?

Primeiramente é importante definir o que são leads desengajados. Neste texto usaremos os critérios estabelecidos pelo RD Station.

Os Leads desengajados são aqueles que não interagem com os seus conteúdos, atendendo uma das condições abaixo:

  • Leads que entraram na base há mais de 90 dias, receberam pelo menos um e-mail e nunca tiveram nenhuma interação (abertura ou clique).
  • Leads que já foram engajados, mas não interagem com seus e-mails há mais de 145 dias.

Quais os problemas de uma base desengajada?

Faça uma reflexão: do que adianta ter um número significativo de leads, mas que não mostram interesse pelo seu produto? E pior ainda. Lembre-se que algum dia, no passado, esses leads já tiveram desejo de saber mais, pois baixou seus materiais, esteve em eventos promovidos ou que seu negócio participou, ou até mesmo fez uma compra. Porém, isso se perdeu pelo caminho.

No final das contas, uma base desengajada significa oportunidades perdidas e esforços maiores para trazer novos leads, entre outros problemas, como:

  • e-mails caindo no spam;
  • baixa conversão de novos materiais ricos;
  • menos cliques para o seu site/blog;
  • ações promocionais perdidas;
  • baixa procura por novos produtos e lançamentos;
  • esquecimento de sua empresa;
  • perda de leads potenciais;
  • jornada de compra comprometida.

A importância de reativar os leads desengajados

Poucas são as pessoas que conseguem perceber que os leads descartados são uma mina de ouro para uma empresa. Muitas vezes considerados como “Leads que não deram certo” são deixados de lado ou até mesmo descartados.

Porém, pare para pensar em um lead como o que estamos conversando hoje. Foram investidos: tempo, esforço e investimento financeiro para atraí-lo à sua base. Então, por que desperdiçar mais tempo, dinheiro e esforço para um novo lead quando você pode construir uma estratégia que finalmente chame a atenção dele a ponto de finalizar uma compra?

Reconquistar a base de leads perdidos com o reengajamento não é difícil, mas exige estratégia. E para traçar uma estratégia você precisa entender alguns pontos:

  • entender o que levou eles a saírem do seu funil;
  • verifique se há desalinhamento no seu processo de vendas;
  • reveja a persona;
  • qualifique cada etapa que seus leads passam para que eles parem de ser perdidos;
  • trabalhe com remarketing.

Não há uma receita pronta para engajar leads e oportunidades perdidas, somente é possível traçar uma estratégia após a avaliação de tudo o que conversamos.

E-mails de reengajamento

Campanhas através de e-mail marketing são bastante eficientes no reengajamento de leads. Porém, não deve ser um e-mail massivo e genérico, muito pelo contrário, o ideal é que sejam construídos diversos e-mails personalizados e direcionados a determinado tipo de público.

E como fazer isso?

  • Segmente corretamente sua lista de e-mails;
  • Recorra às emoções;
  • Divulgue promoções;
  • Personalize os e-mails;
  • Forneça informações úteis.

O reengajamento de leads é uma boa maneira de investir em estratégias de gestão da base. Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo!