Em um cenário digital super competitivo, com milhares de páginas virtuais disponíveis, um site com bom desempenho significa um grande diferencial para qualquer negócio. Por isso, é tão importante estar sempre atento a performance do seu site e, se possível, buscar aperfeiçoa-la constantemente conforme os parâmetros mais atuais.
Mas, afinal, o que define um bom site?
Via de regra, um site precisa oferecer uma experiência completa e agradável ao usuário. E fazem parte dessa definição alguns fatores: design convidativo, navegabilidade, conteúdo relevante, site responsivo, rapidez no carregamento, disponibilização de contatos e plataforma confiável. Além de todas as características citadas, a página também deve atrair bastante acesso e, para isso, precisa ser facilmente encontrada. Ou seja, necessita estar bem posicionada nos dispositivos de busca (Google, Bing, Yahoo, Youtube).
Como avaliar o desempenho de um site?
O desempenho da página pode ser avaliado em relação aos objetivos dentro do próprio negócio. Em geral, as análises mais comuns envolvem atração de tráfego e taxa de conversão. Ou SEO e CRO, respectivamente, Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) e Conversion Rate Optimization (Otimização da Conversão). E esses pontos podem ser regularmente avaliados para a melhoria contínua que garantirá ótimo desempenho.
As técnicas de SEO, por exemplo, tem como objetivo o aumento do tráfego e da performance de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa. No entanto, diversos elementos influenciam no ranqueamento, daí a razão para um estudo detalhado que leve ao aprimoramento de fatores como palavras-chave, meta description, títulos.
Já na taxa de conversão, importam os atrativos apresentados na página, dentre eles podemos citar o uso de Landing Pages. Elas são capazes de atrair atenção e promover a captura de Leads. Atuam nessa atração aspectos visuais, de conteúdo e também de navegação, pois os botões para ações devem ser rapidamente encontrados pelo usuário.
A responsividade também deve ser levada em consideração quando se trata de atrair visitantes. Pois é essencial que, independente do dispositivo de acesso, o site tenha uma linguagem amigável. Outro ponto relevante que influencia na avaliação do site é o tempo de carregamento da página. Fatores que causam lentidão devem ser sempre checados e melhorados, sob a pena de afastar o interesse naquele conteúdo.
Várias ferramentas, pagas e gratuitas, realizam testes e avaliações em diferentes quesitos do site. E, de acordo, com os relatórios e análises geradas, torna-se possível trabalhar para otimizar a performance. Um site com bom desempenho aumenta o profissionalismo do negócio, fortalece a confiabilidade nos serviços, engaja mais usuários, aparece nos principais buscadores e, consequentemente, traz mais retorno em conversão e vendas.
Como a 2DT pode ajudar a otimizar o desempenho do seu site?
Não basta possuir um site, o seu negócio precisa de um ótimo site, que seja continuamente avaliado e aprimorado para a obtenção de resultados cada vez mais satisfatórios. Na 2DT, nos comprometemos em entregar uma página eficiente e adequada às necessidades da sua marca. Todo o planejamento e execução, desde a concepção inicial à potencialização de todas as funcionalidades, são realizados em consonância com o desejo do cliente e em conformidade com as referências atuais de otimização.
Além dos elementos essenciais de um site, também trabalhamos com produção de conteúdo. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Acesse aqui!