Trabalhar o marketing das marcas com foco no digital já era uma tendência que vinha se consolidando ano após ano. Mas com a pandemia, o marketing digital ganhou uma dimensão muito maior, se tornando uma das principais ferramentas para atrair consumidores. E por mais que a pandemia esteja dando sinais de controle, as mudanças de comportamento e de mercado que ela trouxe vieram para ficar. Por isso,é importante estar à frente das tendências para se planejar e executar as ações de comunicação com maior efetividade.
Portanto, quem quiser inovar não pode apenas focar no que está acontecendo. É preciso estar atento ao que está por vir e entender o que melhor se aplica à sua estratégia. Portanto, separamos aqui algumas das principais tendências em marketing digital para 2022 que devem dar norte aos planejamentos de comunicação e vendas:
1 – Uso dos bots e experiências por voz
Na segunda metade de 2021 vimos crescer exponencialmente o uso das Assistentes Virtuais, como a famosa Lu, do Magazine Luiza. Elas são nada mais do que bots programados para atender os consumidores. E esses personagens vão seguir em alta em 2022. Segundo a Grand View Research, há uma perspectiva de aumento anual de 24%, inserindo 1,23 bilhão de dólares nesse setor. Porém,ele vem acompanhado com o uso intensivo da inteligência artificial, a fim de garantir uma experiência mais personalizada e uma interação menos robótica. Aqui, a ideia é parecer que realmente seu cliente está falando com um atendente real.
Outra das tendências do marketing digital é a ampliação da experiência por voz ao longo de toda a jornada do usuário, da pesquisa à compra. E quando falamos em “experiência por voz”, nos referimos desde mensagens de áudio pelo Whatsapp, passando por comandos como o “Ok Google” para pesquisar em sites chegado às smart speakers como Alexa e Google Nest. Até mesmo as assistentes virtuais de algumas empresas já têm voz em suas inteligências artificiais. Isso traz uma sensação de proximidade com o cliente, além da praticidade de não precisar digitar. Para completar, o uso da voz ainda pode trazer inclusão para pessoas com deficiência visual ou limitação de mobilidade.
2 – SEO e o Marketing de Conteúdo seguem em alta
Não é de agora que o SEO, ou seja, o aprimoramento dos sites para as ferramentas de busca, tem sido tendência. Afinal, todos querem estar entre os primeiros resultados nas pesquisas do Google ou do Bing. Mas hoje em dia, não basta apenas aparecer na primeira página. A “briga” é pela posição zero, o topo da pesquisa, ou então aparecer como resposta às perguntas relacionadas. Essa é a chave para gerar tráfego orgânico e economizar com o tráfego pago.
E, diretamente relacionado a um SEO mais agressivo, vem o marketing de conteúdo. Cada vez mais os consumidores querem uma experiência que vá além da venda. E cada vez mais vemos marcas criarem diferentes canais para se relacionar com os clientes. Os blogs seguem em alta, trazendo conteúdos relevantes para os consumidores e, claro, com uma estratégia de SEO estruturada a fim de dar ainda mais visibilidade de forma orgânica às marcas.
3 – Privacidade e novas formas de rastreamento de dados
O Google anunciou que, em 2022, vai acabar com o rastreamento dos cookies. Essa decisão deve impactar profundamente o tráfego pago, principalmente para ações de remarketing, uma vez que vai ficar mais difícil acompanhar os interesses e dados dos clientes.
A decisão vem no rol da LGPD e do aumento da consciência dos consumidores em relação à própria privacidade. Portanto, caberá às empresas de marketing descobrir novas formas de rastrear e coletar os dados de comportamento das pessoas que acessam seus sites e que são clientes em potencial.
4 – Marketing interativo e social selling
Esta é uma das tendências de marketing de 2021 que segue com muita força em 2022. Apesar do nome em inglês, social selling nada mais é do que utilizar as redes sociais para vender. Plataformas como Facebook, Instagram e outras já possuem um local próprio para a criação de uma loja online – como o Facebook Marketplace. Mas outras mídias sociais podem ser integradas ao social selling, basta entender a que melhor funciona com seu público-alvo e personas.
Já um exemplo de marketing interativo que vem ganhando cada vez mais força são as live shops. Isso porque as transmissões ao vivo apresentando ofertas trazem uma sensação de proximidade do público com a marca, gerando engajamento. Ao misturar promoções, entretenimento, vendas e interação, o resultado quase sempre é o sucesso.
5 – Profissionalização do uso das redes sociais
O que acompanhamos ao longo de 2021 foi uma verdadeira disputa pela audiência entre aplicativos como Instagram, Tik Tok, Facebook, Youtube e Twitter. O fato é que cada vez mais os conteúdos para as redes sociais estão sendo feitos de forma planejada. Ou seja, infelizmente não dá mais para postar apenas “quando dá” ou colocar aquela foto “simples”. Tanto em termos de design quanto de conteúdos, as postagens – sejam elas fotos, vídeos ou textos – precisam fazer parte de um planejamento estratégico a fim de trazer maior retorno para a marca.
Lembrando a vocês que essas são apenas algumas das tendências em marketing digital para 2022. Temas como o uso do e-mail marketing, o inbound marketing e outras ações seguem consagradas e não devem ficar de fora do seu planejamento. Então se você quer crescer ainda mais na internet em 2022, o importante é ter alguém ao seu lado que seja especialista em marketing digital com foco em vendas. E a 2DT é a terceira melhor agência do país com esta visão. Portanto, conheça agora mesmo nosso serviço de assessoria e consultoria com foco em vendas. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você!