Você sabia que existe uma maneira estratégica de gerar crescimento para sua marca e que pode fazer você ganhar cada vez mais clientes? O funil de Inbound Marketing vai ajudá-lo nas metas de sua empresa!
Ao invés de encher o seu público com anúncios invasivos e generalizados como na publicidade tradicional, sua empresa vai gerar um conteúdo mais especifico e direcionado, com o objetivo de atrair os consumidores certos a ela, por meio de um processo natural e intuitivo.
Conhecendo o conceito
A estratégia do Inbound Marketing tem foco em quatro fases do relacionamento da marca com o cliente que são:
A seguir, vamos conhecer cada fase do funil de Inbound Marketing.
Fase 1 – Atração
- O que é?
Nessa fase sua marca faz o primeiro contato com os consumidores. O Inbound Marketing trabalha com foco específico em pessoas que se encaixam no perfil do público-alvo do negócio.
Ou seja, um consumidor bastante qualificado vai ser atraído para dentro das páginas que a empresa mantém na Internet, incluindo site, blog e perfis nas redes sociais. - Resultados esperados
O funil de Inbound Marketing pode trazer crescimento para seus negócios desde o primeiro estágio. Nessa fase, sua empresa conseguirá melhores resultados em geração de tráfego para o site, assim como em prospecção. - Estratégias utilizadas
É preciso gerar conteúdo de qualidade, sobre assuntos relacionados ao seu ramo de atuação. Os materiais segmentados vão atrair o público certo para suas páginas.
Também é essencial trabalhar com SEO nessa fase, de forma que as palavras-chave ajudem no ranqueamento dos links e aumentem o alcance de público das páginas.
Fase 2 – Conversão
- O que é?
A partir desse momento, o funil de Inbound Marketing se concentrará na taxa de conversão de leads. Ou seja, você vai capturar os contatos daqueles que efetivamente gostaram do material publicado, da proposta da marca e dos produtos ou serviços comercializados. Então, nessa fase é necessário publicar cadastros em que os clientes façam o preenchimento dos dados. - Resultados esperados
Por meio dessa fase do funil Inbound Marketing, você vai aumentar seu mailing (lista de contatos qualificados), com a certeza de que os dados foram captados de forma espontânea!
Isso é bastante vantajoso, já que elimina os riscos de seu e-mail ser confundido com spam e aumenta significativamente as chances de vendas. - Estratégias utilizadas
Para a geração de leads, é fundamental que você utilize ferramentas que incentivem o preenchimento dos cadastros. A principal delas é a construção de uma landing page. Você pode gerar um conteúdo mais aprofundado e disponibilizar materiais ricos (como e-books, infográficos, newslleters…) em troca dos dados.
Fase 3 – Venda
- O que é?
Essa fase se caracteriza pela transformação de leads em clientes.
Ou seja, o consumidor que até então apenas acessava o conteúdo gerado nas suas páginas, finalmente compra seu produto ou serviço, tornando-se seu cliente! - Resultados esperados
Todo empresário conhece bem os resultados originados das vendas. Elas geram a receita necessária para a manutenção e expansão da empresa, possibilitando que o negócio prospere.
O segredo, portanto, é mantê-las em níveis satisfatórios. Você consegue isso por meio de diversas estratégias, incluindo melhoria no atendimento ao cliente e de qualidade do produto ou serviço comercializado. Mas, obviamente, o Inbound Marketing também pode ser um forte aliado nessa missão. - Estratégias utilizadas
É essencial integrar o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) da sua empresa às estratégias de Inbound Marketing. Uma das estratégias eficientes é a geração de conteúdo mais específico sobre os itens comercializados. Atrele isso ao trabalho dos vendedores, fazendo com que o material produzido possa reforçar o trabalho deles.
Fase 4 – Monitoramento
- O que é?
Chegando aqui você cumpriu com todas as etapas da atração do consumidor até a concretização da venda. A partir de agora, sua empresa está na fase de monitoramento, que nada mais é do que a manutenção do relacionamento com o cliente para incentivá-lo a realizar novas compras. Afinal, melhor do que um novo cliente é manter um cliente fiel! - Resultados esperados
Você poderá ver melhores desempenhos em vendas, pois clientes fiéis compram mais pela identificação com a marca e seus produtos ou serviços. Por fim, será possível notar melhores índices de engajamento e credibilidade da empresa! - Estratégias utilizadas
Mantenha as estratégias de gerar conteúdo para os clientes que já realizaram compras. Envie correspondências de acordo com suas preferências, e disponibilize conteúdo mais aprofundado para ajudar essas pessoas a solucionar suas demandas cotidianas.
Agora coloque a mão na massa!
E então, você já está pronto para implantar o funil de Inbound Marketing e ver seus negócios ganharem um grande impulso?
Mas lembre-se de que todo trabalho de marketing precisa ser sustentado por um excelente planejamento, metas concretas e métricas que possibilitem o acompanhamento dos resultados.
Aceite esse desafio e logo verá que os resultados são extremamente satisfatórios!