A automação chegou no marketing digital para que tarefas e processos repetitivos possam ser realizados de forma automática sem a necessidade de um ser humano. Além disso, também é possível gerar métricas para análise do comportamento de leads, entre outros tipos de dados.
Com o crescimento do comércio online ficou cada vez maior a necessidade de se investir em redes sociais, Google, YouTube, entre outros. Pensando nisso começaram a surgir diversas plataformas de marketing digital, que se propõem a facilitar a gestão, execução e análises das estratégias. Se você tem um negócio e está à procura, continue a leitura.
O que faz uma plataforma de Marketing Digital?
Resumidamente, é um tipo de ferramenta onde é possível desempenhar diversas tarefas do marketing através de sistemas inteligentes e automatizados. Ou seja, o que antes era um trabalho manual, lento e passível de muitos erros, agora pode ser feito com apenas alguns cliques.
Algumas das atividades que podem ser feitas, são:
- enviar mensagens para aqueles perfis mais engajados;
- agendar publicações no feed e nos stories;
- enviar mensagens no direct, auxiliando no atendimento;
- fazer análises de desempenho e gerenciar site, tráfego pago, redes sociais, etc.
- emitir relatórios;
- monitorar as ações realizadas na conta, e mais.
Dessa forma, as plataformas de marketing digital se tornaram fundamentais para as empresas e contribuem para otimizar a experiência do cliente.
Quais serão as principais plataformas de Marketing Digital?
RD Station
Em seu próprio site, a RD, líder do mercado na América Latina, se define como: “A ferramenta para criar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e alcançar mais resultados com Marketing Digital”.
A plataforma é capaz de gerir os principais recursos para planejar e executar uma estratégia. Indo desde publicação e interação nas redes sociais até análise de desempenho dos canais de marketing e muito mais.
Ferramentas Google
O Google além de ser o maior buscador do mundo também oferece variadas ferramentas para otimizar as tarefas do marketing. Vamos ver brevemente algumas delas.
Google Analytics
Sendo uma das ferramentas mais utilizadas atualmente, o Google Analytics é gratuito e permite monitorar e analisar o tráfego de um site.
Google Search Console
Os diversos recursos desta plataforma permitem otimizar a estratégia de SEO de um site, tornando-o mais interessante para os indexadores de busca.
Google Ads
Esta é a plataforma de anúncios do Google, muito famosa entre os profissionais do marketing. Por meio dela as empresas podem pagar para aparecer em destaque na ferramenta de busca, por meio de anúncios de pesquisa, Display, YouTube, Gmail e na Play Store.
Hubspot
Esta é uma das maiores e mais conhecidas plataformas de marketing digital, sendo uma das suas principais características a riqueza de informações, ajudando a automatizar, gerenciar e integrar diferentes tarefas no planejamento e, na prática de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Facebook Ads
Facebook e Instagram são essenciais para qualquer estratégia de marketing. O Facebook Ads é uma ferramenta que permite a execução desse tipo de estratégia, já que permite a segmentação por público-alvo em diferentes formatos nos veículos da marca: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.
Semrush
Esta é uma plataforma especializada na otimização da visibilidade da marca através de diferentes canais online, auxiliando a produção de conteúdo, distribuição e análise.
Já consegue imaginar qual dessas plataformas de Marketing Digital atende melhor às suas necessidades? Aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos.