O marketing de conteúdo pode trazer diversos benefícios para o seu empreendimento, mas é necessário atuar corretamente para os aproveitar. Apostar nas estratégias certas é essencial para qualquer empresa, mas também é importante evitar erros que possam comprometer o seu sucesso. A melhor maneira de se manter livre de falhas em suas campanhas é fugir daquelas crenças que não correspondem com a realidade.

Como se trata de um tipo de estratégia muito discutida, não é incomum ter contato com informações incorretas ou desencontradas, por isso antes de implementar o marketing de conteúdo em sua empresa, certifique-se de que sua equipe está bem alinhada com os conceitos corretos.

Veja a seguir os 6 mitos sobre Marketing de Conteúdo que você deve esquecer!

1. “OS CONCORRENTES VÃO SABER TODOS OS SEUS SEGREDOS”
Agregar valor com publicações estratégicas não significa revelar todos os seus segredos corporativos para que seus concorrentes aproveitem. Também não é o caso de ensinar o seu potencial cliente a se virar sozinho a ponto de não precisar mais da sua empresa. O marketing de conteúdo consiste em transmitir informação para obter relevância e confiança em troca, com esses dois indicadores em alta ficará mais fácil impactar positivamente seus clientes e ter resultados cada vez melhores quando decidirem pela compra.

2. “MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING SÃO A MESMA COISA”
Não é bem assim. O marketing de conteúdo costuma ser um mecanismo utilizado dentro do inbound marketing, que possui diversos outros tipos de estratégias associadas. Um não funciona sem o outro e facilita a geração de resultados satisfatórios. Em geral, o inbound marketing utiliza uma série de canais diferentes para impactar a persona em múltiplos graus de consideração pelo produto ou serviço. A produção de conteúdo estratégico é uma grande aliada para oferecer algo de valor a essas pessoas e as convencer da relevância da empresa.

3. “GERAR VISITAS PARA O SITE É O MAIS IMPORTANTE DE TUDO”
Não caia em um dos mitos sobre marketing de conteúdo relacionado a métricas: por mais que seja essencial acompanhar os seus números de visitas, eles não são decisivos para os seus resultados. O foco não é contar com mais visualizações nas suas páginas e sim impactar gente que tem perfil para virar cliente. Dito isso, a melhor forma de iniciar o processo de convencimento de um potencial cliente é atraindo-o para o seu site e o colocando em contato com o seu conteúdo. Portanto, desenvolva estratégias que tragam visitas para o seu espaço, mas que façam seu possível cliente procurar entrar em contato com a sua empresa.

4. “MARKETING DE CONTEÚDO É SÓ MANTER UM BLOG”
O blog corporativo é uma das principais ferramentas que você vai utilizar em uma estratégia de marketing de conteúdo, no entanto, apenas ter essa ferramenta não é suficiente, afinal, uma empresa pode ter um blog mas não conduzir a estratégia na hora de planejar as pautas, e para atuar corretamente com o marketing de conteúdo você precisa desenvolver um material que seja do interesse do seu público-alvo. O blog será o espaço em que essas publicações serão feitas, mas você também tem que contar com outros canais de divulgação para suas criações.

5. “É PRECISO FOCO TOTAL EM DESTACAR O PRODUTO OU SERVIÇO”
Um dos principais mitos sobre marketing de conteúdo diz respeito às pautas que geralmente são desenvolvidas como parte da estratégia. Apesar de o objetivo ser trazer clientes para a sua empresa, a produção não terá um foco explícito nos seus produtos e serviços. É um dos pontos mais importantes de uma estratégia de marketing de conteúdo atrair a audiência com uma proposta de valor objetiva, você tem que ser capaz de ajudar o seu leitor a resolver os problemas dele em vez de apenas divulgar as vantagens do que oferece.

6. “SEO NÃO É MAIS NECESSÁRIO”
Esse é um dos mitos sobre marketing de conteúdo mais incorretos que existe, já que é literalmente o oposto da realidade: a cada dia, o algoritmo do Google torna-se mais inteligente e a sua estratégia de SEO precisa se fortalecer mais. Além de ter que otimizar o seu conteúdo, você também tem que ficar de olho nas atualizações dos algoritmos. O Google é o site mais acessado do mundo e pode se tornar o principal portal de entrada para o seu site e seus serviços, para isso é necessário atuar de forma que o sistema dele consiga entender corretamente a relevância das suas páginas, e esse é o propósito de uma boa estratégia de SEO.

Com todas essas informações, você já tem tudo o que precisa para garantir mais qualidade em seus resultados ao constatar o real potencial do marketing de conteúdo. Trata-se de um meio altamente eficaz de atingir precisamente o seu público e o transformar em cliente. Livrar-se desses mitos sobre marketing de conteúdo é essencial para implementar uma boa estratégia em sua empresa e começar a aproveitar os benefícios dessa tendência. Ao se prender a ideias erradas, você permitirá que seus concorrentes ultrapassem sua marca.

Fonte: Carratu.com.br
Por Ubirajara Carratu